PROJETOS

Viva Parque Sara Areal

O Viva Parque Sara Areal foi projeto de divulgação, apoio e acompanhamento deste importante e ainda desconhecido espaço em Nilópolis. A ideia nasceu em 2010, a partir de uma reportagem do site Nilópolis Online sobre a falta de manutenção do espaço. Na ocasião, organizamos uma vaquinha que garantiu equipamentos adequados para isso. A página ainda hoje é referência para aqueles que visitam o parque municipal.


Nilópolis Debate

Fundado em 2011, o Nilópolis Debate é um grupo de iniciativa popular, apartidário e sem fins lucrativos, formado por moradores e amigos do município de Nilópolis. O grupo foi pioneiro na discussão de temas que envolvem a cidade, além de formar propostas, tomar iniciativas de conscientização e cobrar políticas públicas a partir da democracia participativa e da participação popular. Seu grupo de discussão no Facebook ainda é um dos espaços mais ativos de mobilização e principal reduto progressista da cidade.


Cineclube Toca da Coruja

O Cineclube Toca da Coruja realiza sessões gratuitas, com o objetivo de democratizar a informação, conscientizar e fomentar a discussão política e social, com sessões nas ruas, praças, saraus e instituições de ensino, a exemplo das ocupações estudantis de 2016. Após a exibição dos filmes, mediamos um bate papo entre o público e debatedores convidados, geralmente com enfoque na Baixada Fluminense.

Representou o setor audiovisual no Conselho Municipal de Cultura de Nilópolis entre 2014 e 2015.


Pré-Vestibular Comunitário Conceição

O Pré-Vestibular Comunitário Conceição foi criado em 2017 através de uma iniciativa do grupo Cidadania Ativa da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no Centro de Nilópolis, em parceria com a EDUCAFRO. Hoje sua coordenação é composta por um grupo de professores voluntários. O curso tem como objetivo a inclusão, a redução das desigualdades e a transformação da realidade da Baixada Fluminense através do acesso ao ensino superior.


CantuÁrea (YouTube e Podcast)

CantuÁrea é o canal produzido por Rennan Cantuária. Direto de Nilópolis, na Baixada Fluminense, aqui batemos um papo sobre política, cultura, comportamento, periferia e temas do cotidiano. Papo com quem quer pensar o cotidiano pra pensar a realidade! CantuÁrea também está disponível no IGTV, Medium e em podcast no Spotify, Deezer, iTunes e Castbox.