Contra o discurso de Bolsonaro, a prática de Brizola

Essa é a verdade sobre o suposto discurso de defensor da família e dos bons costumes de Bolsonaro. Hoje exalta o uso de armas por crianças e tenta impedir a vacinação dos pequenos (já autorizada pela ANVISA).

Em oposição a isso, temos o exemplo prático de Leonel Brizola. Num ato político com a Associação de Moradores do Amarelinho, conjunto habitacional em Coelho Neto, o velho Briza pulou a fogueira feita com as armas de brinquedo das crianças da comunidade.

Por falar nisso, o Amarelinho fica pertinho do CIEP Dr. Adão Pereira Nunes, em Irajá. Mais do que discurso, Leonel Brizola e Darcy Ribeiro transformaram a história da educação ao construir mais de 500 escolas voltadas para a educação integral, isto é, voltada para a formação e o cuidado do aluno em todas as áreas e dimensões.

Não acredita? Pois os Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs), também conhecidos como “brizolões”, tinham aula das 8 às 17 horas, oferecendo o currículo regular de ensino, atividades culturais, estudos dirigidos, educação física, ginásio, biblioteca, refeições completas (café, almoço, lanche e janta), atendimento médico e odontológico, além de uma atenção especial às crianças carentes que viviam nas ruas.

E Bolsonaro, o que oferece para nossas crianças?

Contra o discurso de Bolsonaro, a prática de Brizola!

Rennan Cantuária é sociólogo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, assessor de planejamento na Fundação Municipal de Saúde de Niterói e educador popular.