Missão cumprida: a Casa Dulce Seixas agora tem CNPJ

Na primeira vez que visitei a Casa Dulce Seixas, eu estava tão encantado com a iniciativa que não preparei meu espírito para as histórias de vida que ouvi. Algumas histórias pertenciam a um passado distante, cujas dores haviam se tornado latentes; mas outras histórias estavam ali, vivas e vividas há poucas horas daquele encontro. Foi assim que conheci a história da amiga Shirley Berssey, coordenadora da casa, e a história de cada uma das pessoas acolhidas ali. Foi quando entendi como aquela casa de axé abrigou gente de todos os cantos que, na pandemia, se viu sem lugar no mundo. Shirley decidiu repartir tudo com quem nunca teve o direito de ter a si mesmo e ofereceu ajuda a quem precisava se encontrar.

Nova Iguaçu, 21 de maio de 2022. Conhecendo a Shirley, os acolhidos e a Casa Dulce Seixas.

Perante tanta dificuldade e incerteza, naquele mesmo dia, a gente conversou e concordou que buscar a autonomia da Casa seria o melhor plano. O CNPJ era fundamental para que a Casa não dependesse apenas das ajudas individuais ou de negociações políticas e eleitorais. Falei então com o Gabriel Bruno, que ainda construía minha candidatura e depois passou a trabalhar com o deputado federal David Miranda, também do PDT. A gente sabia que o David tinha um longo histórico de apoio à causa LGBTQIANP+ e que seu mandato toparia ajudar. Graças à articulação e à união de forças, deu tudo certo!

A gente não ganhou a eleição, mas, hoje, o único local de acolhimento para pessoas LGBTQIANP+ da Baixada Fluminense conseguiu, enfim, seu tão sonhado CNPJ. Isso será fundamental para possibilitar a captação de recursos, dar autonomia e fortalecer não só a Casa Dulce Seixas, mas a justiça social na BXD também. Uma porta foi aberta, afinal.

Fico emocionado ao escrever esse texto, pois agora me encaro no espelho e compreendo com clareza as razões pelo sufoco que a gente passou e o perrengue com que ainda lido. Aprendi nessa eleição como quem bebe um vinho muito amargo que reserva um retrogosto doce feito mel – e todo mundo sabe o quanto eu adoro doce, mas detesto amargura. David Miranda, Adriano, Danilo, Davlyn, Gabriel, Gustavo, Luz, Polly, Tamires e todo mundo que contribuiu nessa empreitada, essa conquista é de vocês também. Obrigado por terem topado essa loucura toda. Missão cumprida, né?

É verdade, a gente não ganhou a eleição de 2022, nem perto disso. Pelo contrário, o resultado eleitoral ficou muito aquém diante do tanto que a gente ralou por um bom resultado. Mas, tal como em 2020, antes mesmo de começar, muita coisa deu errado e muito do que fora planejado simplesmente ruiu. Parcerias não se concretizaram, promessas não foram cumpridas, problemas gravíssimos de saúde prejudicaram parceiros, obstáculos inesperados foram postos no caminho e o fogo amigo colocou a cereja no bolo. Mas, então, por que não desisti?

Nova Iguaçu, 26 de julho de 2022. Apresentando a Casa Dulce Seixas para o deputado federal David Miranda.

Eu não acredito que as eleições mudam as coisas. Eu acredito que a gente muda as coisas. Eleições são como chaves que abrem as portas para o diálogo, para o território e para o mundo que a gente quer. É possível que não nos deixem entrar nunca, mas a gente pode abrir uma janela para que alguém consiga pular e caminhar por lá. Por isso, se a gente pudesse potencializar as forças da BXD e das periferias do Rio, se a gente conseguisse ajudar pelo menos um de nós a avançar, todo o sacrifício valeria a pena. Por isso que eu decidi abrir mão, sim, mas decidi abrir mão de outras coisas. Abri mão do meu emprego, da minha parca segurança financeira e das minhas realizações profissionais, montei uma equipe potente, dobrei as tarefas, virei noites sem dormir e perdi alguns cabelos pelo caminho. Todo mundo que colou junto fez muitos sacrifícios também. 

Já desisti de muita coisa na vida. Apesar de muito competitivo, eu não tenho o menor pudor de assumir minhas derrotas. Porém, desistir ali seria injusto comigo e com quem topou a missão de fazer política na BXD coletivamente, seria injusto demais com toda a trajetória que a gente construiu junto e misturado. Com o tempo, a gente aprende que nem sempre há tempo para rascunho. Aqui a gente sempre atua nas frestas da vida, hackeando o sistema e aproveitando os espaços que se apresentam, sem soltar a mão de ninguém. Junto, a gente decidiu que não poderia abrir mão dessa oportunidade.

Durante as eleições de 2010, a então futura presidenta Dilma Rousseff disse em uma entrevista coletiva que não importava se quem vai ganhar ou quem vai perder vai ganhar ou perder, pois todo mundo iria perder de alguma maneira. Já em 2014, a então candidata Marina Silva diria que não queria nada a qualquer custo, pois preferia perder ganhando a ganhar perdendo. Parece confuso, mas, depois de três eleições, eu não poderia concordar mais com elas. Tal qual Darcy Ribeiro, hoje eu sei que posso ter fracassado em muita coisa que tentei na vida, mas os fracassos também são minhas vitórias. E eu tenho certeza que, assim como ele, eu detestaria estar no lugar de quem me venceu.

A Baixada da gente é a gente quem faz todo dia. E eu boto muita fé nas nossas potências!

Nova Iguaçu, 20 de janeiro de 2023. Comemorando com a vizinhança a formalização da Casa Dulce Seixas. Agora a Casa tem CNPJ!

Rennan Cantuária é sociólogo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especialista em Estudos Linguísticos e Literários pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro, educador popular e diretor do documentário Nilópolis ocupa a universidade: a experiência acadêmica nilopolitana.